Vídeo manipulado da líder democrata dos EUA viraliza na rede

Vídeo manipulado da líder democrata dos EUA viraliza na rede

Um vídeo manipulado que mostra Nancy Pelosi arrastando as palavras viralizou nesta sexta-feira (24), com milhões de reproduções, em meio a uma troca de insultos entre a líder democrata e o presidente Donald Trump.

Uma análise do vídeo feita por jornalistas da AFP identificou que o original teve sua velocidade reduzida em 75%.

Uma versão divulgada no Facebook pelo site Politics WatchDog registrava 2,4 milhões de reproduções, com ampla circulação no YouTube e no Twitter.

Na parte dos comentários, alguns usuários do Facebook chamavam Pelosi de “bêbada”, ou de “desastre balbuciante”, sugerindo que havia tomado remédios, ou sofrido um derrame cerebral.

O vídeo surgiu após uma dura troca de declarações públicas entre Pelosi e Trump. Ontem, o presidente chamou sua adversária no Congresso de “Nancy, a louca” e “desastre”.

A democrata questionou o equilíbrio mental do presidente e pediu à família de Trump que “intervenha” pelo “bem do país”.

“Sou um gênio extremamente confiável”, declarou o presidente, expressão criticada por Pelosi de imediato.

“Quando o ‘gênio extremamente confiável’ começar a agir de forma mais presidencial, estarei feliz de trabalhar com ele em infraestrutura, comércio, ou outros temas”, tuitou a líder democrata.

O vídeo manipulado parece ter sido tirado do discurso de Pelosi durante um evento em Washington na terça-feira.

Nele, Pelosi argumentou que Trump está “obstruindo a Justiça” e está envolvido em “acobertar”, ao se negar a cooperar com as investigações dos democratas no Congresso, segundo a emissora C-SPAN, que publicou o vídeo original na Internet.

A congressista disse que as ações do presidente podem ser consideradas crimes, os quais podem levar a um processo de impeachment. Ainda assim, ontem, ela considerou prematura sua abertura, alegando que a iniciativa seria “muito divisiva”.

Segundo o jornal The Washington Post, que publicou primeiro o vídeo manipulado, a voz de Pelosi também teria sido alterada para omitir que a velocidade do vídeo havia sido desacelerada.

Na quinta-feira, Trump tuitou outro vídeo de Pelosi que parece ter sido editado para destacar partes de um discurso, no qual a congressista gagueja e pronuncia algumas palavras errado. Acima, Trump escreveu: “Pelosi gagueja em entrevista coletiva”.