No domingo (24), dois pilotos tentaram mudar de aeronave no meio do voo. Mas os primos Andy Farrington e Luke Aikins não obtiveram sucesso, pois um dos aviões caiu. Isso ocorreu no Arizona (EUA) durante um projeto da Red Bull, chamado de “Plane Swap” (Troca de Avião). As informações são do UOL.

Andy e Luke são membros da Red Bull Air Force e planejaram a troca durante 10 anos. Depois de 200 horas de testes, eles decidiram colocar em prática.

No vídeo, divulgado pelo canal no YouTube Creative Space Media, mostra quando as duas aeronaves Cessna 182 estavam a 4,3 mil metros de altura e atingiram a velocidade de 225 km/h. Nesse momentos, os primos pilotos ativaram o piloto automático e pularam para realizar a troca.

No decorrer do salto, a aeronave conduzida por Luke não permaneceu estável no ar, começou a girar e caiu. Então, Andy precisou desviar e abriu o paraquedas para fazer o pouso de emergência.

Luke conseguiu entrar no outro avião em segurança. Depois, Andy foi resgatado por um helicóptero e não teve ferimentos.

Na sequência, os dois concederam entrevista e afirmaram que planejaram diversos cenários, mas não o que aconteceu. “Em vez de parar no ângulo de 90 graus, o avião continuou caindo. Não sei o que aconteceu.”

“Fizemos 200 horas de testes de voo, mas nunca tivemos nada nem remotamente parecido com isso. Ele só continuou caindo”, completou.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, sigla em inglês) informou por meio de nota que investiga o acidente. Também ressaltou que o evento não tinha autorização.

Como justificativa, a entidade afirmou que a atração poderia representar um risco para quem iria acompanhá-la. “Na sexta-feira (22), a agência negou o pedido do organizador para isentar o evento das regulações federais que cobrem a segurança operacional dos aviões.”