Pelo menos cinco pessoas morreram e 13 ficaram feridas no bombardeio russo em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, no domingo, disseram autoridades regionais.

As bombas atingiram prédios de apartamentos e deixaram as ruas repletas de cacos de vidro e outros detritos, incluindo parte de pelo menos um foguete.

Bombeiros e moradores se esforçaram para apagar as chamas em vários apartamentos, enquanto médicos e militares ucranianos tentavam ajudar pessoas feridas na rua.

A cidade de Kharkiv, no nordeste do país, tem sido alvo de ataques desde os primeiros dias da invasão da Rússia e viu as condições se deteriorarem antes da iminente ofensiva no leste.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, estimou que 2.500 a 3.000 soldados ucranianos morreram na guerra.

Em meio aos combates, Zelenskyy falou em seu discurso noturno sobre os planos da Ucrânia para um memorial “para lembrar a todas as gerações de nosso povo a invasão brutal e sem sentido que a Ucrânia conseguiu repelir”.

O papa Francisco fez um apelo angustiado no Domingo de Páscoa pela paz na guerra “sem sentido” na Ucrânia.

“Que haja paz para a Ucrânia devastada pela guerra, tão duramente provada pela violência e destruição desta guerra cruel e sem sentido para a qual foi arrastada”, disse Francisco.