Uma homenagem às vítimas da Covid-19, no canteiro central da Avenida do CPA, em Cuiabá (MT), foi alvo de ataques na segunda-feira (25). Um motorista invadiu o canteiro e destruiu o manifesto feito pelo Observatório Social de Mato Grosso. Mais de 100 cruzes e balões estavam colocados no canteiro. As informações são do G1.

https://www.facebook.com/olharmt.com.br/videos/598755034883195/

Após o ato de vandalismo, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Sorp), mandou retirar as cruzes. Em nota, a administração municipal informou que promoveu a retirada da manifestação, porque as cruzes foram instaladas de forma irregular.

Conforme a prefeitura, não existe qualquer solicitação ou autorização concedida para a instalação de objetos ao longo do canteiro. A Secretaria de Ordem Pública destacou ainda que faz seu serviço para o cumprimento da legislação e que está alheia às críticas prestadas em ato de protesto.

A instalação feita pelo Observatório Social de Mato Grosso faz parte de um manifesto da entidade que pede ao Poder Legislativo a instauração de uma CPI da pandemia, para apurar as ações e omissões do poder executivo no combate à Covid-19 no estado e nos municípios, principalmente na capital.

O Observatório também pede ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas a atuação concreta pela probidade e eficiência dos gastos públicos.