Uma câmera de segurança de um supermercado, localizado em Congonhas, na região central de Minas Gerais, flagrou o momento em que Cristóvão Augusto de Lima, de 59, importunou sexualmente uma criança, de nove anos, no domingo (12). Depois, ele foi detido em flagrante.

No vídeo, divulgado no Twitter, é possível ver a criança acompanhada da mãe. Cristóvão aproveita o momento em que a mulher se abaixou para pegar algo em uma prateleira para agarrar a menina de costas e esfregou o seu órgão genital nela.

Assim que a mulher viu a cena, entrou em desespero e chamou os fiscais do supermercado. Ele fugiu do local. Os funcionários do estabelecimento acionaram a Polícia Militar. Após verem as imagens do circuito de segurança, os agentes iniciaram as buscas para localizar Cristóvão.

Momentos depois, ele foi encontrado em um bar no centro da cidade e conduzido à Delegacia de Plantão em Conselheiro Lafaiete. Após ser detido, ele precisou ser encaminhado ao Presídio de Conselheiro Lafaiete.

A Polícia Civil comunicou por meio de nota enviada à IstoÉ que Cristóvão foi detido pelo crime de estupro de vulnerável. A Delegacia de Polícia de Congonhas investigou o caso e já entrou com o pedido de prisão preventiva e indiciamento do homem.

Histórico de prisional

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais informou por meio de nota enviada à IstoÉ que Cristóvão possui passagens por unidades prisionais de Minas Gerais.

A primeira detenção ocorreu em maio de 2018. Ele permaneceu no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, até dezembro do mesmo ano, quando a Justiça revogou a sua prisão preventiva.

Entre setembro de 2021 e agosto de 2022, ele cumpriu pena na Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires, localizada em Juiz de Fora, até obter o alvará de soltura.

Todos os crimes pelos quais ele respondeu foram sexuais.