Um helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi alvo de tiros na manhã desta quinta-feira, 20, durante uma operação em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Para desviar dos disparos, a aeronave acabou esbarrando em uma rede elétrica.
Helicóptero da polícia Civil abatido na área do 15º BPM, isso é pra vcs entenderem o problemão da segurança pública do Rio de Janeiro, enquanto não revogarem a ADPF 635,enquanto não legislarem para manter os criminosos presos, vai ser disso aí pra pior.
Ps:os colegas estão bem🙌🏾 pic.twitter.com/jsOWWJWimx— Capitão do mato (@Capitaodomato01) February 20, 2025
2 informações 🗣️📢⛔
Vídeo do confronto entre policiais e traficantes na comunidade Ana Clara(CV), em Caxias, helicóptero da polícia, teria encostado no fio de alta tensão e acabou tendo que fazer um pouso forçado, helicóptero foi alvejado durante o confronto. pic.twitter.com/zjvdK0W1sx
— Rio de Janeiro ao VIVO 📷ℹ️ (@PracaE84563) February 20, 2025
No vídeo, divulgado no X, é possível ver o momento em que o helicóptero, do Saer/Core (Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais) voava baixo quando os criminosos começaram a efetuar os disparos. A equipe a bordo revidou e houve troca de tiros.
Em uma das manobras para não ser atingido, o helicóptero acabou tocando nos fios de uma rede elétrica, o que provocou faíscas.
Por meio de nota enviada à IstoÉ, a Polícia Civil informou que os pilotos conseguiram controlar a situação, evitando danos à aeronave e garantindo a segurança das pessoas a bordo, que não sofreram ferimentos.