O Comitê Executivo da Federação Ucraniana de Futebol (UAF) exigiu nesta segunda-feira a expulsão da União Russa de Futebol (UFR) da Fifa e da Uefa, após a anexação de quatro regiões ucranianas e a integração de clubes locais nas organizações esportivas russas.

“Pedimos à Fifa e à Uefa que tomem medidas urgentes para responder às ações da UFR e apliquem sanções contra ela na forma de exclusão da Fifa e da Uefa”, disse a federação ucraniana em comunicado.

A federação ucraniana denunciou “as ações da UFR em relação à integração de clubes e federações de futebol dos territórios temporariamente ocupados da Ucrânia nas competições russas e na estrutura da RFU”.

Em 24 de outubro, o governo russo anunciou a integração dos clubes das quatro regiões ucranianas anexadas, Donetsk, Lugansk, Jerzón e Zaporizhzhia na UFR, proposta que foi apoiada pelo presidente Vladimir Putin.

Entre os times que iriam para a UFR está ninguém menos que o Shakhtar Donetsk, o mais bem-sucedido da história recente do futebol ucraniano, e o Zoriá de Lugansk, ambos no Donbas.

Kristall Kherson joga na segunda divisão, enquanto o Metallurg Zaporizhia joga na divisão bronze do futebol ucraniano.

O Shakhtar não joga suas partidas da liga e europeias em Donetsk desde 2014, enquanto nesta temporada, com a guerra, joga em casa na Polônia pela Liga dos Campeões. Na competição continental, divide o grupo com Real Madrid (10 pontos), RB Leipzig (6) e Celtic (2).