Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um guarda civil municipal, de 42 anos, matou a tiros dois criminosos que estavam em uma moto. Os disparos ocorreram após os rapazes terem assaltado um homem, 56, na estrada dos Moraes, em Embu das Artes, na Grande São Paulo, na madrugada de segunda-feira (27).

No vídeo, divulgado no Twitter, é possível ver o momento em que o homem foi abordado pelos criminosos, que roubaram o seu celular.

O guarda civil municipal passava pelo local e presenciou a ação dos assaltantes. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou por meio de nota enviada à IstoÉ que o agente deu voz de prisão, mas os criminosos não obedeceram. “Um deles colocou a mão na cintura com intenção de atirar no guarda, que interveio e efetuou os disparos contra a dupla”, acrescentou.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas os assaltantes morreram no local.

A Prefeitura de Embu das Artes afirmou que as rondas da Guarda Civil Municipal (GCM) devem ser intensificadas no local e em outros principais pontos do município para coibir a ação dos criminosos.

O órgão ressaltou que teve conhecimento da ação do agente, “que agiu em defesa de um trabalhador que estava sendo assaltado”.

A SSP-SP informou que o caso foi registrado como roubo, legítima defesa e homicídio em decorrência à intervenção policial. A ocorrência continua sendo investigada pela Delegacia Policial de Embu das Artes.