Os ferroviários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) amanheceram de greve na manhã desta quinta-feira (15). A paralisação afeta as linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa. As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade tem operação normal.

Em Francisco Morato, houve confusão e passageiros jogaram pedras contra a estação. Em vídeo divulgados nas redes sociais, uma mulher aparece com um ferimento no rosto.

https://www.facebook.com/adson.camera/videos/419064649261470

https://www.facebook.com/tania.aparecida.140/videos/220159913295537

Na quarta-feira (14), os sindicatos Sorocabana, São Paulo e dos Engenheiros entraram com uma ação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para requerer a assinatura da CPTM pelo Acordo Coletivo de Trabalho completo e assegurar o reajuste salarial da categoria dos ferroviários. No entanto, não houve acordo e os funcionários votaram pela realização da greve.

Os sindicatos dizem que a estatal não apresentou uma nova proposta referente ao impasse trabalhista. De acordo com o comunicado coletivo das entidades divulgado para a imprensa, o movimento grevista foi motivado pelo fato de a companhia encerrar as negociações sobre o pagamento do Programa de Participação nos Resultados referente ao ano de 2020 que ainda não foi pago e deveria ter sido quitado em março deste ano.

A situação se junta ao fato destas negociações acabarem com zero reajuste sobre a data base de 2021 e 2022.

Em nota, a CPTM lamentou a decisão dos sindicatos. A Companhia informou ainda que tem uma decisão da Justiça do Trabalho que determina a manutenção de 80% dos trabalhadores no horário de pico e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$100 mil.