Vídeo feito por moradores mostra policiais militares destruindo câmeras de segurança. A cena acontece na comunidade da Prainha, em Guarujá, no litoral paulista. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) está investigando as imagens, que estão sendo postadas em redes sociais.
Registradas por volta das 16h de segunda-feira, dia 19, as cenas flagram pelo menos seis policiais participando da destruição das câmeras. Em um dos vídeos, um PM utiliza uma grade de metal como escada para alcançar o equipamento, enquanto outro utiliza um pedaço de madeira. Um homem não identificado também é visto observando a ação dos agentes.
Quem autoriza essa conduta criminosa é o governador Tarcísio e o Secretário Derrite, que se posicionam contra as câmeras.
“Vídeo mostra PMs quebrando câmeras de monitoramento em comunidade no litoral de SP
Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que investiga o caso.”… pic.twitter.com/WBO7TZMbZQ
— Nilto Tatto 🍀 O Ambientalista no Congresso 🇧🇷 (@NiltoTatto) February 20, 2024
A SSP-SP informou que as imagens estão sendo analisadas para identificar os policiais envolvidos. Segundo a Secretaria, a conduta dos agentes não condiz com os princípios da corporação. A PM paulista está realizando a Operação Verão que deixou 28 mortos até esta terça-feira, dia 20.