Vídeo: festival reúne milhares de vampiros em cidade na Inglaterra

Mulher caracterizada como vampira durante festival na cidade inglesa de Whitby
Mulher caracterizada como vampira durante festival na cidade inglesa de Whitby Foto: Deutsche Welle

Vampiros são reais! É o dizem as milhares de pessoas que se reúnem no festival “Whitby Goth Weekend”. O escritor irlandês Bram Stoker (1847-1912) se inspirou em fatos reais de Whitby, uma cidade portuária inglesa, para escrever seu romance Drácula.

Whitby é um local de peregrinação para fãs de terror. Stoker se inspirou nesse local para escrever seu livro, quando passou suas férias ali, na década de 1890. É lá que, em seu romance, o Conde Drácula chega ao mundo ocidental.

“Ele [Bram Stoker] também fez pesquisas na biblioteca de Whitby e foi lá que descobriu o nome Drácula. Então, ele mudou o nome de seu vampiro de Conde Vampiro, o que nunca teria funcionado, pois é muito melodramático, para Conde Drácula”, diz Catherine Wynne, Professora da Universidade de Hull.

Para nomear a primeira vítima inglesa de Drácula, Stoker usou o nome de uma lápide do cemitério da Igreja de Santa Maria.

Na vida real, um barco russo naufragou em uma tempestade, próximo à Igreja de Santa Maria, em 1885.

“O autor apenas trocou o nome do barco de Dimitri para Demeter. A única coisa viva que saiu do barco foi um cachorro preto. Um enorme cão de caça. Ou seja, esse enorme cão de caça é o Drácula”, afirma Catherine.

Stoker pegou a lenda local sobre Bhargest – o fantasma do cachorro preto – e habilmente a incorporou em sua história. 125 anos após a publicação de Bram Stoker, Drácula ainda tem milhões de fãs em todo o mundo.