Vídeo: Famílias inteiras fogem da seca na Amazônia

Seca no Rio Negro (Amazonas)
Seca no Rio Negro Foto: Divulgação

Famílias estão fugindo da seca, e longas caminhadas e pontes improvisadas se tornaram rotina para muitos moradores. Mais de 600 mil pessoas já foram de alguma forma afetadas pela seca histórica no Amazonas.

https://www.youtube.com/shorts/A1mVzoXzhKU

A maior fonte de emissões de gases de efeito estufa no Brasil não ocorre nas grandes cidades, mas com o desmatamento e a queimada de ecossistemas naturais, em especial a Amazônia. Fearnside afirma que neste ano há grandes chance de ocorrer grandes incêndios florestais que devastariam a floresta bem mais rápido do que o próprio desmatamento.

Nas últimas semanas, Manaus vem revelando ao mundo o tamanho do problema. No coração da floresta e a milhares de quilômetros do chamado “Arco de Fogo”, onde normalmente se concentram as queimadas, a capital amazonense vem dormindo e acordando com um cobertor de fumaça sobre a cidade.

Com o combate aos mais de 500 focos de incêndio apenas nos seu entorno sendo inviável de ser feito com eficiência, as autoridades recomendam o uso de máscaras e pedem para que a população evite exercícios físicos ao ar livre. Algo impossível para as centenas de trabalhadores que ganham a vida carregando e descarregando produtos no porto que se tornou, nesta semana, o segundo mais tóxico do mundo por conta da poluição.

Espremida entre a seca, o calor, a falta de água e luz, e queimadas, a população agora se vê diante de filas no atendimento voltado para doenças respiratórias que aumentaram em até 40%. Não é apenas a floresta no Amazonas que pede socorro.