Ao menos 12 pessoas ficaram feridas após um incêndio atingir a fábrica de fantasias de carnaval Maximus Confecções, em Ramos, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 12.
Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o momento em que funcionários conseguiram fugiram pela janela depois que o local pegou fogo.
🚨 Agora: l Fábrica de tecidos que vende produtos para o carnaval pega fogo em Ramos, Rio de Janeiro.
Pessoas estão presas na janela pedindo socorro tentando sobreviver nas chamas.
Bombeiros no local. pic.twitter.com/BaamTZbJFY
— Notícias Paralelas (@NP__Oficial) February 12, 2025
Segundo a “Globo News”, quatro pessoas estão em estado grave. Ao menos 100 funcionários trabalhavam no local quando o fogo começou — parte estava dormindo, quatro delas se refugiaram na parte externa e pediram socorro, envoltas em uma fumaça negra que saía de todos os lugares. As vítimas foram resgatadas minutos antes de as chamas se alastrarem para o andar onde estavam os servidores. O Corpo de Bombeiros está no prédio para conter as chamas e buscar por suposto confinados.
+ Fantasias da Império Serrano estavam em fábrica que pegou fogo no Rio de Janeiro
O local é de difícil acesso, com passagens estreitas, e caminhões com escadas magirus não conseguiram se aproximar. Por conta disso, os bombeiros utilizam escadas portáteis a fim de retirar os trabalhadores.
Por meio de uma nota divulgada no Instagram, a escola de samba Império Serrano lamentou o incêndio na Maximus Confecções. “Informamos que toda a produção das fantasias do carnaval 2025 do Império Serrano se encontram na fábrica. Neste momento, estamos focados em garantir a segurança de todos os envolvidos neste acidente. Quando tivermos mais informações sobre os danos ocorridos, informaremos”, completou.
A escola de samba Unidos da Ponte também informou que toda a produção de fantasias estavam na fábrica. “É de extrema importância garantir a segurança de todos que estacavam presentes no local”, disse.
A Liga de Carnaval do Rio de Janeiro comunicou que pretende convocar uma reunião com urgência para avaliar a situação e definir os próximos passos, no intuito de garantir que nenhuma escola de samba seja prejudicada.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), informou que o grupamento aéreo e especialistas em salvamento em altura já “retiraram 17 vítimas presas no local, até o momento. A Polícia Militar está na região para isolar o entorno da fábrica no intuito de garantir a segurança da população.
Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro, comunicou por meio do X que as escolas de samba afetadas pelo incêndio não serão rebaixadas. “Havendo possibilidade de desfilar, as três serão consideradas hors con·cours”, afirmou.
De acordo com a “TV Globo”, a fábrica funcionava 24 horas por dia, com diferentes turnos, para atender as demandas de carnaval. A Maximus Confecções é a principal fornecedora de fantasias para escolas de samba da Série Ouro e da Intendente Magalhães, além de produzir camisas de alas e fardas para as forças de segurança do Rio de Janeiro.