Na última terça-feira, 25, uma estudante turca identificada como Rumeysa Ozturk foi detida por agentes federais na cidade de Somerville, Massachusetts, nos EUA.
Ozturk, que é doutoranda na Escola de Artes e Ciência na Universidade de Tufts, em Massachusetts, tinha acabado de sair de casa para encontrar um grupo de amigos quando foi abordada por oficiais do ICE, o serviço de imigração do país.
Nas imagens, é possível ver o momento onde ao menos seis agentes cercam a estudante antes de algemá-la. Assista:
Ver essa foto no Instagram
Segundo seu advogado, Mahsa Khanbabai, ela foi transferida para um centro de detenção na Louisiana, a 2600 km de onde morava.
Tricia McLaughlin, porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA, disse em um post na rede social X que as autoridades concluíram que Ozturk “se envolveu em atividades de apoio ao Hamas, organização terrorista que tem prazer em matar americanos”.
Rumesya Ozturk is a Turkish national & Tufts University graduate student, granted the privilege to be in this country on a visa.
DHS + ICE investigations found Ozturk engaged in activities in support of Hamas, a foreign terrorist organization that relishes the killing of… pic.twitter.com/3sBE6yO8db
— Tricia McLaughlin (@TriciaOhio) March 26, 2025
O presidente da Universidade Tufts afirmou em comunicado que a escola havia recebido relatos de que as autoridades federais haviam levado uma estudante internacional e que o visto da aluna havia sido rescindido.
Agências de notícias entraram em contato com o Serviço de Imigração Americana (ICE), mas não obtiveram resposta sobre o cancelamento do visto.