Um grupo de pescadores capturou na segunda-feira (11) um enorme peixe-remo, em Arica, na costa do Chile. Assim que o animal foi retirado das águas profundas, os moradores ao redor ficaram amedrontados pelo fato da criatura ser considerada um “mau presságio”. As informações são do UOL.

De acordo com uma lenda japonesa que circula pelo Chile, a aparição do peixe-remo representa desastres naturais, como terremotos e tsunamis.

O site de notícias argentino Página 112 informou que o peixe tinha 5,80 metros de comprimento e escamas prateadas.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Lenda

A espécie do peixe-remo vive entre 200 e 1 mil metros de profundidade. Sendo incomum a sua aparição nas margens.

A lenda de “mau presságio” surgiu em torno do peixe-remo quando a espécie foi vista em 2011 antes do terremoto de Fukushima e do tsunami, que matou mais de 20 mil pessoas.

Depois disso, os japoneses passaram a acreditar que a captura abundante desse peixe significa desastres naturais. Porém essa alegação não foi confirmada pelos cientistas.

Em 2019, o detentor do Aquário de Uozu, Kazusa Saiba, relatou à CNN que “não há nenhuma evidência científica para a teoria de que os peixes-remo aparecem em torno de grandes terremotos. Mas não podemos negar 100% a possibilidade”.

Até o momento, o que se sabe é que o peixe-remo retorna para a superfície quando possui alguma enfermidade, está à beira da morte ou em período de reprodução.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias