Um grupo de pescadores capturou na segunda-feira (11) um enorme peixe-remo, em Arica, na costa do Chile. Assim que o animal foi retirado das águas profundas, os moradores ao redor ficaram amedrontados pelo fato da criatura ser considerada um “mau presságio”. As informações são do UOL.
Hoy en #Arica capturan pez Remo, pez que según creencias niponas anuncia la llegada de un fuerte terremoto y posterior Tsunami #Perú @biobio @TVN @Cooperativa pic.twitter.com/Pz2bKerf8c
— Negrita 😉😉😉 (@JeannetteQuim) July 11, 2022
De acordo com uma lenda japonesa que circula pelo Chile, a aparição do peixe-remo representa desastres naturais, como terremotos e tsunamis.
O site de notícias argentino Página 112 informou que o peixe tinha 5,80 metros de comprimento e escamas prateadas.
Lenda
A espécie do peixe-remo vive entre 200 e 1 mil metros de profundidade. Sendo incomum a sua aparição nas margens.
A lenda de “mau presságio” surgiu em torno do peixe-remo quando a espécie foi vista em 2011 antes do terremoto de Fukushima e do tsunami, que matou mais de 20 mil pessoas.
Depois disso, os japoneses passaram a acreditar que a captura abundante desse peixe significa desastres naturais. Porém essa alegação não foi confirmada pelos cientistas.
Em 2019, o detentor do Aquário de Uozu, Kazusa Saiba, relatou à CNN que “não há nenhuma evidência científica para a teoria de que os peixes-remo aparecem em torno de grandes terremotos. Mas não podemos negar 100% a possibilidade”.
Até o momento, o que se sabe é que o peixe-remo retorna para a superfície quando possui alguma enfermidade, está à beira da morte ou em período de reprodução.