Uma equipe de arqueólogos subaquáticos das universidades de Zadar e Oxford encontrou no mar da Croácia uma embarcação romana de aproximadamente dois mil anos. O fato de o barco está em bom estado de conservação chamou a atenção dos pesquisadores.

A princípio, os arqueólogos localizaram um pedaço de madeira com alguns pregos. Então decidiram ir mais a fundo e descobriram moedas de bronze. Por fim, encontraram o barco romano. Os pesquisadores exploraram o local há seis anos.

“As partes que estavam perto da superfície do mar estavam ligeiramente danificadas por vermes ou outros animais marinhos, mas as partes enterradas na areia estavam muito bem preservadas. Depois de limparmos tudo, a madeira parecia que tinha sido cortada e processada ontem”, informou a chefe da pesquisa, Mladen Pešić.

Alguns pedaços de madeira da embarcação foram enviados à França para serem analisados. Depois, com base nos resultados, os pesquisadores vão conseguir identificar de qual região do Mediterrâneo o barco veio.

A pesquisa deve continuar até 2023 e o local deve ser protegido por camadas de areia, geotêxtis e pedras.