Em um vídeo publicado pelo deputado Otoni de Paula (PSC-RJ), o parlamentar critica o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O motivo da reclamação é que o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustaquio foi libertado da prisão, mas ficou impedido de utilizar suas redes sociais. Vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Otoni publicou o vídeo na última segunda-feira (6) e chegou a chamar Moraes de “lixo, tirano e canalha”, além de outros insultos.

“Por isso é chamado de cabeça de ovo, porque respeito, Alexandre de Moraes, não se impõe, se conquista”, dispara o pastor evangélico em trecho do vídeo.

“Você é um lixo, você é o esgoto do STF, a latrina da sociedade brasileira”, dispara. Além das ofensas, o deputado também ameaçou Alexandre de Moraes.

O vídeo surge em um momento que o Executivo estava tentando apaziguar os ânimos com o STF após xingamentos de apoiadores e do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub direcionados a Suprema Corte.

O blog apurou que, nas últimas semanas, o Planalto pediu a seus aliados que diminuam o tom contra o STF e vetou, por exemplo, o uso da tribuna na Câmara por aliados, com o tempo da liderança do governo, para fazer ataques ao STF. Mas aliados de Otoni argumentam, ao comentar o vídeo, que não têm como controlar as redes dos vice-líderes.

As imagens repercutiram entre os ministros do STF, o que prejudicou o discurso do Executivo de controle de aliados em relação ao ataques do Supremo.