Mundo

Vídeo: Deputado maori é expulso de parlamento na Nova Zelândia após dançar haka

Crédito: Reprodução

O deputado indígena Rawiri Waititi foi expulso da câmara de debates do Parlamento da Nova Zelândia na quarta-feira (12) após dançar um haka maori. A dança tradicional dos indígenas da região tem o objetivo de ser um desafio para os oponentes e um grito de guerra antes de ir para a batalha. As informações são da CNN.

O protesto de Rawiri Waititi aconteceu durante um debate entre os parlamentares sobre os planos do governo de criar uma nova autoridade de saúde maori, como parte de mudanças no sistema de saúde em geral. Alguns legisladores conservadores disseram que o plano é separatista.

Waititi, que é co-líder do Partido Maori, disse que esses argumentos são uma retórica racista. “Quando se trata de visões dos direitos indígenas e dos povos indígenas, essas visões devem ser dos povos indígenas. Elas não podem ser determinadas por pessoas que não são indígenas”, disse ele, criticando uma “enxurrada constante de insultos” contra os população.

“Nas últimas duas semanas, houve propaganda racista e retórica em relação à tangata whenua”, disse Waititi, usando um termo maori que se refere à população indígena da Nova Zelândia. “Isso não é apenas um insulto, mas diminui os modos desta Casa”, afirmou.

Na sequência, o orador Trevor Mallard para Waititi se sentar, mas, em vez disso, ele executou a haka. “Ordem. O membro agora vai deixar a câmara”, disse Mallard. O parlamentar se retirou ao lado de outra co-líder de seu partido, Debbie Ngarewa-Packer.

Essa não é a primeira vez que Waititi e Mallar entram em confronto. Em fevereiro, o parlamentar indígena venceu uma batalha contra o uso de gravata no Parlamento, encerrando uma antiga exigência de vestimenta para os homens que ele descreveu como um “laço colonial”.

Veja também
+ Deputado dos EUA sugere mudar órbita da Lua para combater aquecimento
+ Ex-parceiro de Cristiano Araújo é encontrado morto
+ Policial militar mata a tiros quatro pessoas em pizzaria de Porto Alegre
+ Sérgio Mallandro diz que atrapalhou sexo de Xuxa com Ayrton Senna
+ Mano Brown se irrita com possível acerto do Santos com volante do Corinthians: ‘Tá tirando’
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago