BERLIM, 18 DE ABRIL – Um ataque antissemita a dois jovens judeus em Berlim chocou a Alemanha, cujo governo considerou o ato “intolerável”. A agressão, que ocorreu nesta terça-feira(17), foi filmada por uma das vítimas e publicada nas redes sociais.
Segundo a polícia, citada pelo jornal “Bild”, um dos jovens foi espancado com um cinto por um dos três assaltantes que gritaram “judeu” em árabe.
O ataque aconteceu na arena Prenzlauer Berg. Os dois jovens atacados, com 21 e 24 anos, usavam a tradicional quipá judaica.
Na ocasião, um deles pegou o celular e começou a gravar a ofensiva. “Eu estou filmando você”, disse o jovem. Naquele momento, um dos cúmplices do agressor o retirou do local. De acordo com o testemunho das vítimas, não houve nenhuma briga antes da agressão. “Estávamos andando em paz e não conversamos com ninguém”, disse. Após o ataque, o presidente do Conselho de Judeus na Alemanha, Josef Schuster, denunciou que há “uma ameaça potencial” para os membros de sua comunidade nas grandes cidades do país.
“É claramente sempre mais problemático ser reconhecido em lugares públicos como judeus, e meu sentimento é que isso acontece especialmente nas grandes cidades”, disse ele. A porta-voz do governo, Ulrike Demmer, disse que o ataque “é intolerável” e anunciou que um oficial contra o antissemitismo tomará posse no dia 1º de maio. “Queremos que eles se sintam seguros na Alemanha”, disse. (ANSA)