Agentes que participam da megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro (RJ) foram recebidos por bombas lançandas por meio de drones no Complexo da Penha. De acordo com o governo do estado, 2,5 mil policiais civis e militares estão nas ruas para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão. Além do Complexo da Penha, as autoridades também procuram alvos no Complexo do Alemão.
Em represália, criminosos usaram drones para atacar policiais no Complexo da Penha.
Mesmo sob ataque, as forças de segurança seguem firmes no combate ao crime! pic.twitter.com/eGXIWGABkS
— Governo do RJ (@GovRJ) October 28, 2025
Até o momento, 25 pessoas foram presas e diversas armas apreendidas. Também houve troca de tiros entre os policiais e os criminosos e ao menos 10 pessoas foram baleadas. A ação conta com a participação de promotores do Ministério Público Estadual.
A “Operação Contenção” foi deflagrada após mais de um ano de investigação conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). “Estamos atuando com força máxima e de forma integrada, para deixar bem claro que quem exerce o poder é o Estado. Os verdadeiros donos desses territórios são os cidadãos de bem, trabalhadores. Seguiremos firmes na luta contra o crime organizado”, disse o governador Cláudio Castro.
Segundo o governo estadual, a ação também conta com forte aparato tecnológico e logístico, incluindo drones, dois helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM, além de ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.