Imagens de câmeras de segurança registraram as ações de criminosos armados que assaltaram pedestres em Ipanema, área nobre do Rio de Janeiro. Um vídeo mostra um grupo de jovens sendo rendido por dois bandidos. Em outra gravação, dois homens são abordados por um falso entregador de aplicativo. As informações são do O Globo.

O primeiro caso flagrado por um circuito de segurança ocorreu no dia 18 de junho. No vídeo, é possível ver o momento em que um ciclista e um comparsa abordaram um grupo de três jovens. Na ação, eles levaram todos os pertences como celulares e bolsas.

No segundo caso, um falso entregador de aplicativo abordou dois homens. Um deles reagiu, na tentativa de desarmar o criminoso, e houve um disparo para o alto. Depois, o assaltante recolheu os pertences dos rapazes e fugiu.

O Globo realizou um levantamento, entre o fim de 2021 e maio de 2022, que apontou que pelo menos 28 dos assaltos relatados nas delegacias e redes sociais foram cometidos por falsos entregadores.

Número pode ser maior

O Sindicato dos Prestadores de Serviço por Meio de Aplicativo e Software do Rio de Janeiro (Sindmobi) se baseou nos relatos feitos pelas redes sociais e estimou que, desde o começo de 2022, houve um aumento de 10% nas denúncias de assaltos praticados por falsos entregadores, na comparação com o mesmo período do ano passado.

“São relatos vindos da Zona Sul, de bairros como Copacabana e Botafogo, mas também da Zona Norte, de pontos como Vista Alegre, Irajá e Méier”, disse o presidente do Sindmobi, Luís Correa.

Essa estimativa corrobora os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), de abril de 2022, no qual mostram um acréscimo de 11,6% nos casos de roubos de celulares no Rio de Janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No entanto, os números não apontam quantos assaltos teriam sido cometidos por falsos entregadores.