Um vídeo divulgado pelo perfil da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro no Twitter mostra crianças participando de diversas atrações para celebrar o dia 12 de outubro, conhecido como Dia das Crianças, no Centro de Educação Física e Desportos, localizado no bairro Jardim Sulacap, na zona oeste do Rio de Janeiro. Em uma das atividades, os pequenos estavam portando réplicas de fuzil dentro de uma viatura preta.
@PMERJ faz programação especial para o Dia das Crianças no Centro de Educação Física e Desportos.
As atividades estão divididas em música, gincana, entre outras atrações que prometem agitar a criançada.
Para garantir o sucesso da missão, convocamos agentes especiais: assistam! pic.twitter.com/wtvLXMMV8m— @pmerj (@PMERJ) October 12, 2022
Em outras publicações feitas pela corporação, é possível ver as crianças praticando esportes, brincando e participando de atividades musicais e gincanas.
Porém o que chamou a atenção foi a divulgação de um vídeo em que as crianças aparecem dentro de uma viatura preta da PM e são chamadas por um policial aos gritos de: “Bora! Acionou! Bora!”.
Nesse momento, a porta da viatura abriu e os pequenos surgem com os uniformes originais da PM e com réplicas de fuzil nas mãos. Ao som de uma sirene, as crianças descem do veículo e recebem “instruções” dos militares.
A publicação foi alvo de críticas por parte de alguns internautas. “Crianças ‘brincando’ com armas de fogo com a conivência da polícia. Isso não pode ser real. Que buraco este País se meteu, revoltante”, comentou um usuário.
“O que é isso aqui? Desde quando crianças armadas é algo positivo? Pelo amor de Deus. Estamos só regredindo. Assustador! Não é assim que se comemora o Dia das Crianças. Não é assim que a infância deve ser. Mostra como vocês tratam as crianças nas comunidades!”, escreveu outra internauta.
Contudo tiveram usuários que aprovaram a atitude da corporação. “Parabéns Polícia Militar, em proporcionar um dia de brincadeiras sadias e conhecimento para essas crianças. Sei que muitas delas são filhos dos próprios policiais que não conheciam o verdadeiro trabalho dos pais, quando é mostrado sempre de uma forma negativa”, comentou um internauta.
“Parabéns pela atividade com as crianças. Quando eu era pequeno, meus brinquedos prediletos eram armas. Graças a isso, me tornei um cidadão consciente e, aos 64 anos, nunca fui a uma delegacia, exceto para solicitar alguma certidão”, afirmou outro.
O que diz a PM?
A Polícia Militar do Rio de Janeiro afirmou por meio de nota enviada à IstoÉ que o “referido evento foi realizado por uma das unidades da corporação e as crianças tiveram a experiência de vivenciar um pouco do trabalho de seus pais. As atividades foram integralmente acompanhadas por supervisores e pelos próprios responsáveis”.