Uma sucuri com cerca de 5 metros foi flagrada por motoristas atravessando a BR-174, na região de Rorainópolis (RR), no último dia 14. De acordo com o contador Tailan Vieira Barros, de 31 anos, ele estava de moto indo encontrar um cliente quando se deparou com a cobra atravessando a estrada.

“De início, achei que fosse um pedaço de pneu, mas quando passei por ela e vi o brilho, pensei ‘não é possível’. Fiz o retorno e constatei que não era só uma cobra, mas que também estava viva e que aquilo não era nem a metade do corpo dela”, contou Tailan ao G1.

O contador decidiu esperar a cobra atravessar e alertou outros motoristas para que parassem. No vídeo gravado por Tailan é possível ver o momento que um carro do outro lado da pista freia e também desce do veículo para observar a sucuri.

Ainda conforme o contador, ele só seguiu viagem após a serpente terminar de atravessar e entrar no mato. “Não fiquei assustado. Na verdade, fiquei eufórico, feliz e preocupado com a integridade daquele animal. Senti uma satisfação pessoal, alegria e honrado, porque eu sei o quanto é raro esse momento. Uma sensação de dever cumprido. Não tive medo dela, mas sim um respeito e uma certa intimidação. É como se fosse uma rainha”, disse ao G1.

De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), a atitude tomada pelo motorista foi a correta.

“A nossa orientação é deixar o animal atravessar de forma natural, justamente para não correr o risco de surpreender ele, que vai se defender. Se for necessário, é ideal ligar para o 190 ou 193 que nós fazemos o resgate e levamos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, que é coordenado pelo IBAMA”, explicou o sargento Aurino Oliveira ao Uol.