Um comandante do exército ucraniano disse que seria impossível para a Rússia assumir Kharkiv, em meio a especulações de que o inimigo pode estar planejando tomar a segunda maior cidade do país.

O general Sergei “Marcel” Melnik, chefe da guarnição de Kharkiv, disse à Associated Press no domingo, dia 24, que “eles não podem avançar nem um metro”.

“Eles não têm forças suficientes para tomar a região de Kharkiv”, disse ele enquanto inspecionava posições nos arredores de Kharkiv.

O presidente russo, Vladimir Putin, pode ter ordenado que as forças russas tomassem a cidade de Kharkiv e o resto da região desocupada de Kharkiv, apesar da extrema improbabilidade de sucesso, de acordo com o grupo de pesquisa Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), com sede nos EUA.

À medida que as forças russas capturavam mais das duas províncias, que juntas compõem a região industrial de Donbas, na Ucrânia, as autoridades ucranianas planejaram uma contra-ofensiva para retomar as áreas ocupadas pelos russos no sul.

Um ataque ucraniano na ponte do rio Dnipro, o segundo em poucos dias, parecia destinado a afrouxar o controle da Rússia na região sul de Kherson.