Tropas ucranianas têm usado a cobertura de árvores na linha de frente na região de Donetsk, em uma tentativa de permanecer o mais seguro possível contra ataques russos.

Armas e munições estão escondidas sob árvores e entre arbustos, com as forças ucranianas dizendo que os drones russos estão mantendo uma vigilância constante dos céus.

Um comandante da 93ª Brigada Mecanizada da Ucrânia, lutando perto da cidade de Bakhmut, disse à emissora britânica Sky News que os ataques russos estavam ocorrendo 24 horas por dia.

As tropas russas não conseguem avançar em direção à cidade há mais de um mês.

Atrás de um arbusto, tropas da Companhia Oril da brigada revelaram um morteiro escondido. De acordo com a Sky, eles têm drones próprios. Depois de receber as coordenadas de uma posição russa por rádio, eles carregaram o morteiro e o dispararam em direção ao alvo.

Os russos responderam minutos depois com um projétil de tanque. A empresa escondeu novamente suas armas e desceu para um bunker próximo por segurança.

Depois que a luta parou, as tropas visitaram a cidade vizinha de Soledar.

Soldados caminharam pelos escombros e passaram por prédios destruídos na cidade que, segundo Sky, viu alguns dos combates mais ferozes durante a guerra.

“É como Stalingrado, porque temos quase 90% dos prédios demolidos. Como Stalingrado, chamamos de Soled-grad”, disse Yurii, comandante da Companhia Oril.

Outro comandante ucraniano disse à Sky que os combatentes da empresa privada Wagner estavam lutando pela Rússia na região, mas estavam pagando um preço alto.

A Associated Press não tem meios independentes de verificar sua afirmação.