Um caminhão guindaste de 55 toneladas caiu enquanto era retirado de um navio chinês, no Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, na terça-feira (17). Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o veículo envolto por cabos sendo erguido do navio.

Em um determinado momento, um dos cabos se rompeu e o caminhão caiu dentro do navio. Com o impacto, a cabine do caminhão guindaste ficou danificada. De acordo com o Porto de São Francisco do Sul, o navio Chang Chang Nan Hai, veio da China e estava atracado no porto desde domingo (15).


O navio estava carregado com 200 máquinas, empilhadeiras e caminhões elétricos de última geração, que ocupavam uma área de armazenagem de mais de 7 mil metros quadrados. “Essa é considerada uma das maiores cargas descarregadas no Porto de São Francisco do Sul”, informou em nota.

Ainda segundo o porto, “a operação ocorreu com emprego de material adequado e necessário e estava dentro dos parâmetros operacionais”.

“Antes de iniciada a operação, as medidas de prevenção e de segurança foram adotadas, razão pela qual não houve qualquer risco à integridade corporal de qualquer pessoa, nem qualquer tipo de dano ambiental decorrente deste acidente”, diz a nota.

Conforme os responsáveis pelo porto, o seguro da carga já foi acionado pelo armador e pelo operador responsável pela descarga. As operações no porto não foram afetadas pelo acidente.