Explodiu nesta quarta-feira, 2, uma bomba no aeroporto Miyazaki, no sudoeste do Japão. No momento da explosão, nenhuma aeronave estava próxima, mas a ocorrência causou o cancelamento de mais de 80 voos.
De acordo com as autoridades do Ministério dos Transportes do Japão, a explosão aconteceu em uma pista de táxi e deixou uma cratera de sete metros de largura e um metro de profundidade.
Confira o vídeo:
@nuktapakistan A WWII-era U.S. bombshell exploded near the runway of Miyazaki Airport in southwest Japan, causing nearly 90 flight cancellations. The bombshell exploded just two minutes after a passenger plane taxied. The explosion left a 23-foot-wide crater, forcing the airport to shut down. A bomb disposal team confirmed the blast was from an American bomb likely dropped during wartime air raids. Fortunately, no injuries were reported. #nukta #nuktapakistan #WWIIBomb #JapanAirport #FlightCancellations #Miyazaki ♬ original sound – Nukta Pakistan
Uma equipe de desarmamento de bombas das Forças de Autodefesa do Japão afirmou que o dispositivo bélico é de origem estadunidense. O artefato pesa mais de 200 kg. Acredita-se que originalmente a bomba tenha sido lançada durante a Segunda Guerra Mundial.
Em setembro, tropas japonesas descobriram uma suposta bomba da Segunda Guerra Mundial na capital da província de Okinawa. Ela foi desarmada e exigiu a evacuação de mais de mil pessoas em um raio de 290 metros da bomba.
O aeroporto voltou a funcionar nesta quinta-feira, 3. Um avião da Japan Airlines marcou o primeiro voo desde que o aeroporto foi fechado na quarta, para reparos na pista de táxi.
No mesmo aeroporto, duas bombas já haviam sido descobertas em 2011 e 2021. Essa “coincidência” pode ser explicada pelo fato de Miyazaki ter sido construído como uma base da marinha imperial japonesa, em 1943, dois anos antes do fim da Segunda Guerra Mundial.