Vídeo: Bola de fogo é flagrada no céu do interior de SP

Bramon/Divulgação
Foto: Bramon/Divulgação

A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) divulgou nas redes sociais vídeos de uma bola de fogo cortando o céu de várias cidades do interior paulista, além de outras localidades do sul do país, na noite desta terça-feira (15).

A rocha espacial entrou na atmosfera da Terra às 21h35, quando foi capturada por câmeras da Bramon nas cidades de Nhandeara e Indiaporã, ambas em SP e por outras 5 câmeras do Clima ao Vivo em São Paulo e Paraná.

De acordo com o presidente da Bramon, Renato Poltronieri, o noroeste paulista apresenta registros de meteoritos praticamente todos os dias. No entanto, o registro desta terça-feira chamou a atenção pela luminosidade e tamanho da rocha espacial.

“Em seu ápice, o meteoro ainda chegou a -9,5 na escala de magnitude, usada na astronomia para medir o brilho dos objetos celestes. O número em si indica que foi bem luminoso, cerca de 100 vezes mais brilhante que o planeta Vênus. Meteoros mais luminosos que Vênus também são chamados de ‘fireballs’ ou ‘bolas de fogo’”, explicou a Bramon em seu site.

Ao G1, Renato informou que não há registros de que a bola de fogo tenha tocado o solo, pois normalmente elas se pulverizam durante a queda.