Um bando com mais de uma centena de urubus foi flagrado no cemitério do Parque da Serra, na cidade de Jaraguá (GO), no último dia 21. Nas imagens, que circulam nas redes sociais, as aves de rapina, conhecidamente necrófagas, aparecem pousadas sobre os túmulos ou ciscando e descansando sobre o chão de terra vermelha. As informações são do Uol.
https://www.facebook.com/Hal9000.marc/videos/10223178178178368
O vídeo chamou a atenção dos moradores, que enfrentam uma situação crítica do sistema de saúde municipal por conta da covid-19. A cidade de 52 mil habitantes está desde fevereiro sem leitos disponíveis. Até o momento, 77 pessoas tiveram que ser transferidas para UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) de cidades vizinhas.
De acordo com o superintendente de Comunicação de Jaraguá, José Augusto da Silva Filho, o município tem enfrentado uma explosão no número de casos de Covid-19. Dos 2.516 casos confirmados de covid-19 (4,84% da população total da cidade), 1.008 foram registrados somente nos últimos 30 dias.
Já das 71 mortes registradas desde o início da pandemia, 33 ocorreram em fevereiro. “É como se tivéssemos duas mortes por dia desde o dia 1º de fevereiro”, afirmou Silva Filho. No entanto, o superintendente diz não acreditar que os urubus tenham sido atraídos para o cemitério por conta dos corpos enterrados recentemente.
“Soubemos que uma vaca deu à luz numa propriedade rural perto do cemitério e provavelmente os urubus foram atraídos pelo cheiro da placenta. Só não sabemos ainda por que eles resolveram permanecer no cemitério depois”, explicou Silva Filho ao Uol.
Ainda de acordo com o superintendente, na semana seguinte à invasão pelos urubus, o cemitério do Parque da Serra passou a receber uma intensificação nos serviços de limpeza e higienização, como forma de “prevenção”.