Duas baleias-francas do Atlântico Norte aparecem “se abraçando” em imagens captadas por um time de cientistas em 28 de fevereiro, próximo à baía de Cape Cod, nos Estados Unidos.

Em entrevista ao site da National Geographic, o especialista nos mamíferos Michael Moore questiona se os animais estariam de fato se abraçando. “Eles estão demonstrando afeto? Eles estão demonstrando amor? Nós concordamos que ‘afeto’ era auma palavra que poderíamos supor”, disse Moore.

Os animais raros eram dois machos da espécie Eubalaena glacialis e foram avistados em uma expedição para contar e estudar as baleiras, realizada pelo Instituto Oceanográfico de Woods Hole e pelo Aquário de Nova Inglaterra, ambos nos EUA.

O registro feito em vídeo pelo fotógrafo de vida selvagem Brian Skerry foi captado por um drone. (Assista ao vídeo no fim do texto).

“Muito do que queríamos fazer com minha cobertura fotográfica era tentar criar empatia por esses animais. A ciência por si só não tem sido suficiente para engajar a opinião pública. Esta é uma espécie que pode se extinguir ainda durante nosso tempo de vida”, disse Skerry.

De acordo com a NARWC (North Atlantic Right Whale Consortium), organização dedicada à preservação desse tipo de baleia, menos de 400 baleias-francas do Atlântico Norte permanecem no oceano, tornando-as uma das espécies mais ameaçadas de extinção do planeta.