Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o momento em que dois aviões ficam próximos durante pouso e decolagem no aeroporto de Mumbai, na Índia, no sábado, 8.
✈️ Aviões pousando e decolando ficam extremamente próximos em uma pista na Índia
O evento ocorreu em um aeroporto na cidade indiana de Mumbai, durante a madrugada de domingo.
O controlador de tráfego áereo foi retirado da escala após o incidente, que deixou os aviões a um… pic.twitter.com/pJmb6VRt0w
— RT Brasil (@rtnoticias_br) June 10, 2024
A DGAC (Direção Geral de Aviação Civil) da Índia vai abrir uma investigação sobre o caso e afastou o controlador envolvido no incidente. A Associação de Controladores de Tráfego Aéreo da Índia defendeu o profissional e a segurança da operação por meio de uma publicação no X (antigo Twitter).
“Este (o vídeo dos dois aviões) pode ser um momento ‘uau’ para quem observa de fora. Se tivesse havido risco à segurança, o piloto (que pousava) teria arremetido”, completou o órgão, ao ressaltar que os profissionais são “rigorosamente treinados”.
A entidade ainda destacou que os controladores têm autorização para liberar dois pousos e duas aterrissagens a cada três minutos, que podem ser reduzidos se o tempo estiver bom. “Esperamos que ao menos mais consciência da população em geral sobre por que o controle de tráfego aéreo é conhecido como um dos trabalhos mais estressantes do mundo”, afirmou.
O caso em questão ocorreu quando um Airbus A320neo da Air India decolou do aeroporto de Mumbai no mesmo instante em que outro Airbus A320neo da IndiGO aterrissou. Segundo o FlightRadar24, as aeronaves chegaram a ficar 509 metros separadas uma da outra.
As companhias aéreas afirmaram que tanto a decolagem quanto a aterrissagem foram autorizadas pelo controle de tráfego aéreo. A Air India abriu uma investigação interna sobre o caso.