27/08/2024 - 11:17
A ANSV (Autoridade Italiana de Segurança Aérea) informou que uma aeronave da Latam arrastou a cauda na pista durante a decolagem no Aeroporto de Malpensa, em Milão. O relatório preliminar divulgado pela entidade apontou que um erro dos pilotos do Boeing 777-300 da Latam causou o incidente, que ocorreu em julho. Imagens do acontecido viralizaram nas redes sociais.
+ Por que avião da Latam arrastou cauda na pista ao decolar em Milão?
+ Vídeo: Avião faz pouso ‘de nariz’ em Sorocaba após pane em trem de pouso
Confira o vídeo:
A LATAM Brasil Boeing 777 experienced a significant tail strike while taking off from Milan Malpensa Airport on Tuesday pic.twitter.com/wTy9JldFDa
— Aviation Fix (@AviationFix) July 11, 2024
Na gravação, é possível notar o momento em que a aeronave aparece ao fundo e colide com a pista do aeródromo antes de decolar. O avião tinha como destino a cidade de São Paulo e estava com 398 passageiros a bordo.
De acordo com o relatório divulgado pela ANSV, o “tail strike” – nome dado ao incidente em que a parte traseira de uma aeronave colide com a pista – foi causado por uma inserção de dados incorretos por parte dos pilotos. Os condutores do avião informaram erroneamente o peso máximo do veículo sem combustível, o que comprometeu o cálculo de velocidade da decolagem, que foi abaixo da necessária, conforme a agência.
Segundo a entidade, o Boeing 777-300 da Latam percorreu 725 metros arrastando a cauda pelo solo e deixou um buraco de seis centímetros na pista.