As imagens mostram vários tanques russos sendo atingidos pelo poder de fogo ucraniano, deixando nada além de destroços fumegantes.

As imagens são uma compilação recente dos ataques da 93ª Brigada Mecanizada – oficialmente a 93ª Brigada Mecanizada Independente Kholodnyi Yar das Forças Armadas Ucranianas, obtidas na terça-feira, 5 de julho. seus soldados “detonaram e queimaram equipamentos russos”.

Eles acrescentaram: ‘É assim que vamos queimar o segundo exército do mundo pouco a pouco’.

As imagens também foram retransmitidas pelo Estado Maior e pelo Escritório de Comunicações Estratégicas (StratCom) das Forças Armadas da Ucrânia.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro no que o Kremlin chama de “operação militar especial”.

O Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia informou que entre 24 de fevereiro e 5 de julho, a Rússia havia perdido cerca de 36.350 pessoas, 1.594 tanques, 3.772 veículos blindados de combate, 806 unidades de artilharia, 247 sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, 105 sistemas de defesa aérea, 217 aviões de guerra. , 187 helicópteros, 660 drones, 144 mísseis de cruzeiro, 15 navios de guerra, 2.634 veículos automotores e tanques de combustível e 65 unidades de equipamentos especiais.

O presidente russo, Vladimir Putin, está aproveitando sua vantagem depois que suas forças capturaram a cidade ucraniana de Lysychansk, na região leste de Luhansk Oblast, ordenando que o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, continue a ofensiva.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que as forças ucranianas retomariam a cidade “graças ao aumento do fornecimento de armas modernas”. Ele pediu mais armas dos aliados da Ucrânia para ajudar a combater a vantagem atual da Rússia.

O governador da região de Dnipropetrovsk Oblast, no centro-leste da Ucrânia, Valentyn Reznichenko, disse que as forças russas atacaram a região com sete mísseis durante a noite de 4 para 5 de julho, com as forças ucranianas derrubando seis deles. O sétimo míssil atingiu uma área residencial e danificou casas, sem relatos de vítimas até agora.

O Oblast de Dnipropetrovsk estrategicamente situado, que tem Dnipro como capital, faz fronteira com o Oblast de Kharkiv ao norte, o Oblast de Donetsk a leste, o Oblast de Kherson ao sul e o Oblast de Mykolaiv a oeste.

O presidente Zelensky está negociando com a Turquia e a ONU em uma tentativa de garantir garantias para as exportações de grãos de seu país. A medida ocorre depois que as autoridades turcas detiveram um cargueiro russo que transportava grãos supostamente roubados da Ucrânia. Diz-se que o navio contém mais de 7.000 toneladas de grãos que as autoridades russas disseram que seriam enviadas para países ‘amigos’.

Ele disse que terceiros além da Rússia são necessários para garantir que os grãos possam ser exportados com segurança. Acredita-se que 22 milhões de toneladas de grãos estejam presos na Ucrânia devido ao bloqueio naval da Rússia aos portos do Mar Negro do país.

A OTAN disse que a Finlândia e a Suécia concluíram as negociações de adesão na sede da OTAN em Bruxelas na segunda-feira, 4 de julho. nomeou o general do Exército dos EUA, Christopher Cavoli, como seu novo comandante supremo aliado na Europa. Ele fala russo e tem mestrado em Yale em estudos russos.

Os líderes de dezenas de países, bem como organizações e empresas internacionais reuniram-se em Lugano, na Suíça, para uma Conferência de Recuperação da Ucrânia para elaborar um roteiro do ‘Plano Marshall’ para reconstruir o país após a guerra. O presidente Zelensky disse em um discurso virtual que a guerra da Rússia “não é apenas uma tentativa de tomar nosso país e destruir nosso estado, mas também um confronto de visão de mundo”.

Ele também disse que a reconstrução da Ucrânia oferece a oportunidade ‘de mostrar por que a liberdade é mais poderosa que a tirania’.