Mundo

Vídeo: Ataque russo mata 4 civis ucranianos em comboio a caminho de Kharkiv

Crédito: Reprodução/AP

Vários civis foram mortos na região de Kharkiv tentando escapar de uma vila na linha de frente.

A promotoria regional da cidade disse em um comunicado que pelo menos quatro pessoas morreram quando o comboio de 15 carros tentou sair para Kharkiv, perto da vila de Staryi Saltiv.

Os destroços do comboio foram encontrados na sexta-feira passada, dia 6.

Um membro do exército ucraniano conhecido pelo nome de guerra “Espanhol” disse que o comboio provavelmente foi baleado com uma “arma automática” e que um carro foi atingido por um canhão de um “tanque ou veículo de combate de infantaria”.

A apenas um quilômetro do comboio, um tanque russo de última geração foi destruído com um lançador de granadas usado pelas tropas ucranianas.

A moradora de Rubizhne Galina Kitsenko ficou feliz em ver a bandeira ucraniana no prédio do conselho local novamente depois que as tropas russas deixaram a vila.

“Vivíamos muito mal. Não havia comida, nem eletricidade. Fomos cortados”, disse ela.

O presidente Volodymyr Zelensky citou algumas boas notícias na terça-feira do front, onde disse que os militares ucranianos estão gradualmente afastando as tropas russas de Kharkiv.

O Estado-Maior ucraniano disse que suas forças expulsaram os russos de quatro vilarejos a nordeste de Kharkiv, enquanto tentava empurrá-los de volta para a fronteira russa.