Um helicóptero com a logomarca das lojas Havan tentou pousar em um píer, em Porto Belo (SC), no sábado (20). As imagens do pouso frustrado foram divulgadas nas redes sociais e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou um procedimento administrativo para apurar a regularidade da ação.

No vídeo, é possível perceber que o piloto tentou pousar duas vezes no local, mas sem sucesso. Uma pessoa chega a levar as mãos na cabeça ao ver que o helicóptero ficou balançando ao tentar pousar.

https://www.facebook.com/tvguaratuba/videos/259659182234717

Conforme o portal NSC Total, apesar de ter a logomarca da Havan estampada, a aeronave envolvida na manobra não faz parte da frota da empresa. “Em relação a um vídeo que está circulando nas redes socais, a Havan esclarece que este helicóptero não faz parte da nossa frota de aeronaves. É um helicóptero que usa um heliponto em um terreno de nossa propriedade e, em troca disso, estampa a logo da empresa, como forma de publicidade”, diz a nota da rede de lojas.

De acordo com a Anac, o pouso em local não homologado é permitido “em alguns casos”. A agência está investigando a tentativa de pouso no píer.

Segundo o piloto que manobrou o helicóptero, José Viana, não houve irregularidade no pouso. Conforme ele, o vento no momento da aterrissagem não o deixou pousar com segurança.

“Eu já pousei ali outra vez para pegar uma pessoa, só que aquele dia (sábado) tinha um vento irregular, o helicóptero não estava parando. É um lugar restrito, mas o piloto tem que ter a capacidade de saber se dá ou não. Eu já efetuei pouso ali em outra ocasião e por isso sei que dá. Só que aquele dia não deu, eu tentei por um lado e não deu, fui por outro e outra forma e também não deu. Quando eu baixei no píer, inclinou por trás. Eu controlei ele (o helicóptero) e fui embora”, disse ao NSC Total.