Cultura

Vídeo: Amanda Magalhães lança canção de Chico César vertida para o francês

Crédito: Ruy Fraga/Divulgação

Chegou às plataformas digitais na quarta-feira, dia 25, o single “Coup de Foudre”. Nele, Amanda Magalhães verte para o francês o grande sucesso de Chico César, acrescentando seu toque intimista e pessoal.  “Muito linda essa versão feita por Amanda Magalhães. Super singela e, ao mesmo tempo, sofisticada”, diz Chico.

“O que mais me toca na poesia de Chico César é o fato dele conseguir dizer muito com uma simplicidade grandiosa que toca a todos nós, o que faz essa música alcançar pessoas e culturas distintas”, diz Amanda. Na missão de preservar o sentido universal, precioso e sincero da letra na tradução, Amanda teve a parceria do talentoso ator francês Alexis Moncorgé, que já adaptou peças como “Amok”, de Stefan Zweig. O clipe de “Coup de Foudre” ficou a cargo de Claus Stellfeld, que criou uma vídeo-poesia para falar através das lentes, do corpo e também da performance de Janina Arnoud.

A relação de Amanda com a França começou em 2015, quando foi atuar em uma peça no Festival de Avignon e acabou se apaixonando pela cultura do país, por sua música e seu idioma, que desde então vem estudando. “Na pandemia comecei a desenvolver um projeto com a ideia de lançar um EP todo em francês, com canções autorais e releituras da MPB”, diz.

O primeiro fruto dessa empreitada chega com “Coup de Foudre”, que já vem com a bênção de Chico César: “Desejo vida longa à carreira e à vida de Amanda Magalhães, que levanta a música brasileira com essa versão de minha canção “À Primeira Vista”, que passa a se chamar “Coup de Foudre”. Muito obrigado, Amanda, boa sorte e muita luz no seu caminho.”