Durante uma operação da Guarda Civil Municipal, na última quinta-feira (24), na Cracolândia, na região central da capital paulista, um vídeo registrou um homem sendo agredido por agentes.
Nas imagens, o rapaz aparece sentado no chão e segurado por um dos guardas, enquanto outro agente municipal chuta a cabeça e a costelas do homem. Além disso, o abordado tem o rosto do homem pressionado contra o chão e atingido por uma arma.
Ontem, GCM atirou à queima roupa e três guardas ESPANCARAM um homem já rendido no chão na cracolândia.
Época de eleição, aumentam as ações na região, de praxe. O fluxo vira ao menos duas vezes ao dia.
Nos diga, prefeito @brunocovas, é esse o protocolo de ação da guarda? pic.twitter.com/eQMDxUhbFW
— Leonardo Martins (@___leomartins) September 25, 2020
Ao ser questionada pelo UOL, a Secretaria Municipal de Segurança Pública se pronunciou sobre o caso por meio de nota.
“A secretaria não compactua e repudia veementemente os atos registrados pelo vídeo amador e informa que os agentes flagrados cometendo inaceitável violência foram imediatamente afastados do serviço operacional. Um processo interno para apuração dos fatos foi aberto assim que o Comando da GCM tomou conhecimento da ocorrência e, após a conclusão, será encaminhado para a Corregedoria da corporação”, diz a nota.
Segundo a polícia militar, o confronto entre os presentes na cracolândia e os agentes de segurança aconteceu por conta da prisão de um traficante local que fornecia drogas para os usuários.