Vida Organizada: especialista Thais Godinho revela os sinais de que é hora de procurar outro emprego

Reprodução/Instagram
Cultura do trabalho: Especialista Thais Godinho revela os sinais de que é hora de procurar outro emprego Foto: Reprodução/Instagram

Trocar de emprego ou fazer uma transição de carreira sempre assustou muitas pessoas, mas a pandemia ajudou a modificar esse pensamento. Segundo uma pesquisa, realizada pela consultoria de RH EDC Group, 91% dos entrevistados disseram que mudaram seu propósito de vida durante o período de isolamento social. Já 53% perderam o interesse pela atividade profissional que desempenhavam antes do isolamento social. A escritora e pesquisadora em cultura do trabalho Thais Godinho, autora de livros e cursos sobre o assunto, explica que saber a hora de pedir demissão e buscar novos objetivos é fundamental para a saúde, evitando assim desgastes.

“Eu vivi na pele uma transição de carreira quando saí do meu emprego em junho de 2014 para focar no ‘Vida Organizada’. É normal que fiquemos presos na rotina e no conforto do que já conhecemos. O primeiro passo para mudar de ares é saber onde se quer chegar e o que se quer realmente fazer. Dessa forma, existirá mais segurança para largar o que aparentemente já é certo”, explica Thaís Godinho.

Todo trabalho precisa ter objetivos financeiros ou de crescimento de curto, médio e longo prazos. Thais Godinho conta que, a partir do momento que a pessoa não consegue mais enxergar onde quer chegar naquela empresa em um determinado período de tempo, ou se percebe que não tem mais como crescer financeira e profissionalmente, chegou o momento de sair. “Se você não tem ânimo para o trabalho atual, talvez as alternativas para o seu caso sejam mudar de emprego, fazer uma especialização em outra área ou até mesmo iniciar outra faculdade. Não podemos focar exclusivamente no salário, para evitar a perda de qualidade de vida”, conta Thais Godinho.

Um dos principais motivos que leva uma pessoa a querer sair de um emprego é a insatisfação com o trabalho, com o ambiente ou o excesso de tarefas. Se sua vida profissional começar a interferir na sua saúde mental e relações pessoais, é hora de começar a analisar a possibilidade de iniciar uma mudança.

“O conceito que eu trago de produtividade compassiva, por exemplo, é justamente pensar em trazer um pouco de sanidade em meio a toda essa loucura, pressão e desigualdade que existe na vida profissional. Não se deve permanecer em locais que podem te adoecer”, analisa Thais Godinho.

Veja alguns sinais de que é hora pensar numa mudança de emprego

1 – Você não tem espaço para crescer financeira ou profissionalmente;

2 – Você vive com a sensação de que vai ser demitido a qualquer momento;

3 – O ambiente de trabalho é tóxico;

4 – Você percebe que sua saúde mental está em risco por conta do trabalho;

5 – Você tem problemas pessoais com o seu chefe direto ou a sua liderança e não tem como mudar de setor;

6 – Os valores da empresa são muito diferentes dos seus.