No começo do mês de abril, a TV Globo promoveu cortes no setor de jornalismo do Rio de Janeiro, alegando necessidade de manter “o processo de transformação e evolução” e “disciplina de contas”. Jornalistas renomados como Giuliana Morrone, César Galvão e Fabio Turci estão entre os demitidos da emissora global.
+Mais de 30: Confira lista de jornalistas que foram demitidos da Globo
+Após demissões em massa de jornalistas veteranos, Globo é acusada de etarismo; entenda
Os desligamentos começaram no Rio de Janeiro e, em seguida, profissionais de São Paulo, Recife, Brasília e Belo Horizonte também foram desligados.
Após deixar a maior emissora do Brasil, a IstoÉ Gente te conta como e onde estão alguns desses jornalistas demitidos ou que resolveram sair da Globo por contra própria. Confira!
Cleber Machado
No final de março, o jornalista e narrador esportivo Cléber Machado, de 61 anos, foi demitido da TV Globo após 35 anos na emissora. Menos de um mês após deixar a Globo, a Record TV anunciou a contratação de Cléber para narrar as finais do Campeonato Paulista. Já no começo de abril, o Prime Video também anunciou a contratação do profissional para a transmissão da Copa do Brasil 2023.
Carlos Tramontina
Um ano após deixar a Globo, Carlos Tramontina, de 66 anos, foi contratado pela CNN Brasil no começo de abril. O jornalista vai assumir a apresentação do CNN Freedom Project, um programa novo, que tem como objetivo denunciar e discutir a escravidão moderna.
Christiane Pelajo
Após 26 anos de TV Globo, da qual se desligou em novembro do ano passado, Christiane Pelajo, de 52 anos, lançou o livro ‘Uma Sobe e Puxa a Outra’, em coautoria com a atriz Maria Gal. A obra traz relatos de 44 mulheres que venceram barreiras e expandiram horizontes.
Por enquanto, a jornalista está sem projetos para voltar à TV.
Chico Pinheiro
Em abril do ano passado, Chico Pinheiro, de 69 anos, em comum acordo, saiu da Globo após 32 anos na emissora.
Fernanda Gentil
Fernanda Gentil, de 36 anos, que em março desse ano deixo a Globo, foi contratada para um novo projeto menos de duas semanas depois de anunciar sua saída da emissora. A jornalista foi confirmada como uma das contratadas da CazéTV, canal no YouTube especializado na transmissão de esportes. Ela realizará coberturas da Copa do Mundo Feminina a partir de julho deste ano, ao lado de Casimiro Miguel.
Michelle Barros
No final de janeiro deste ano, Michelle Barros, de 43 anos, foi contratada pelo SBT para comandar a cobertura do carnaval na emissora de Silvio Santos. A jornalista saiu da Globo em maio do ano passado, após 12 anos. Na época, Barros revelou ter pedido demissão.