Vice-presidente do PT confirma interesse em filiação de Ana Paula Renault

Jilmar Tatto vê alinhamento de ideias entre a influenciadora e o projeto do partido

Ana Paula Renault
Ana Paula Renault Foto: Divulgação

O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores, o deputado federal Jilmar Tatto, confirmou que há conversas informais sobre uma possível sondagem para a filiação de Ana Paula Renault ao partido para as eleições de 2026.

A informação foi divulgada pelo ICL Notícias e confirmada pela IstoÉ. Tatto disse que não acompanha muito o BBB (Big Brother Brasil), mas observa que os posicionamentos da participante têm conexão com o projeto do PT, que visa à diminuição da desigualdade, à defesa das pessoas e aos direitos humanos.

Além disso, o vice-presidente do PT confirmou que Ana Paula já foi sondada por dirigentes da sigla, mas isso só poderá ocorrer com o cumprimento das exigências legais. Para se candidatar a um cargo eletivo, é preciso estar filiado ao partido há pelo menos seis meses antes das eleições, cujo primeiro turno ocorrerá em 4 de outubro.

Jilmar Tatto destacou que não existe veto interno para uma eventual filiação de Ana Paula, mas frisou que o partido ainda não trata o assunto como algo definido.

De acordo com as regras eleitorais, a filiação partidária dentro do prazo legal é condição obrigatória para qualquer candidatura, o que torna incerto qualquer cenário envolvendo participantes de reality shows em exibição. Até o momento, a equipe de Ana Paula Renault — que está confinada no BBB e sem contato externo — não se manifestou publicamente sobre um eventual ingresso no PT ou a intenção de disputar cargos eletivos.

Posições políticas de Ana Paula

Assim que deixou o confinamento do reality A Fazenda, em outubro de 2018, a primeira pergunta feita por Ana Paula foi sobre o cenário político do Brasil. Ela comentou, ainda no contato com a produção, a possibilidade de deixar o país caso Bolsonaro vencesse a disputa presidencial.

Em um vídeo de 2023, a influenciadora aparece discutindo com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) durante um voo comercial. Na época, o parlamentar estava no centro de críticas por uma fala transfóbica no Dia Internacional da Mulher, quando subiu à tribuna da Câmara dos Deputados usando uma peruca e, em tom de deboche, disse que “se sentia mulher” para atacar mulheres transexuais.

Já neste ano, Ana Paula falou sobre ataques da extrema-direita por conta de seu posicionamento político dentro do BBB e comentou que esse tipo de reação acontece justamente em ano de eleição.