O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, destituiu o seu vice-presidente encarregado de assuntos parlamentares neste sábado (5), após uma viagem cara à Antártica, em um momento em que a hiperinflação e a crise econômica estão sufocando as famílias iranianas.
Uma foto publicada nas redes sociais nos últimos dias mostrava Shahram Dabiri com uma mulher apresentada como sua esposa, posando perto do Plancius, um navio de cruzeiro que oferece expedições de luxo à Antártica desde 2009.
“Em um contexto no qual a pressão econômica sobre a população continua alta (…), viagens recreativas caras feitas por autoridades, mesmo que arquem com suas próprias despesas, não são defensáveis nem justificáveis”, criticou o presidente iraniano em uma carta publicada pela agência de notícias oficial Irna neste sábado.
A agência acrescentou que Pezeshkian estava, portanto, “destituindo” Dabiri, um de seus vice-presidentes nomeado para o cargo em agosto de 2024.
O governo foi duramente criticado depois que a foto foi publicada, e vários partidários de Pezeshkian pediram a destituição do vice-presidente de 64 anos.
Em 26 de março, a agência de notícias Irna, citando “um membro do gabinete de Dabiri”, afirmou que a viagem havia ocorrido quando o agora ex-vice-presidente “não tinha responsabilidades” dentro do governo.
ap/sbr/bfi/mab/sag/yr