Vice-chefe da inteligência russa é alvo de ataque em Moscou

MOSCOU, 6 FEV (ANSA) – O general de alta patente do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia e vice-chefe da inteligência militar, Vladimir Alekseyev, foi baleado nesta sexta-feira (6) em um prédio residencial em Moscou e levado ao hospital.   

Segundo o Comitê de Investigação, um indivíduo não identificado disparou vários tiros contra Alekseyev, antes de fugir.   

Após ser internado, o estado de saúde da vítima não foi informado.   

Alekseyev assumiu em 2011 o cargo de vice-chefe da Diretoria Central de Inteligência (GRU), departamento chefiado pelo almirante Igor Kostyukov, responsável pela delegação russa nas negociações trilaterais em Abu Dhabi sobre a Ucrânia, realizadas nesta semana.   

Desde dezembro de 2016, ele está sujeito a sanções dos Estados Unidos devido a supostos ciberataques com o objetivo de influenciar as eleições presidenciais americanas.   

Em 2019, o vice-chefe da GRU também foi sancionado pela União Europeia em relação ao envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Julia em Salisbury, no Reino Unido.   

Em junho de 2023, Alekseyev, juntamente com o vice-ministro da Defesa Yunus-Bek Yevkurov, participou das negociações com o líder do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, que comandou uma rebelião contra o ministério, insurreição que ficou conhecida como “Marcha sobre Moscou”. (ANSA).