BERLIM, 05 JAN (ANSA) – O vice-chanceler da Áustria, Heinz-Christian Strache, propôs que solicitantes de refúgio sejam colocados em quartéis enquanto seus pedidos de proteção internacional estejam sob análise do governo.   

Além disso, Strache sugeriu um “toque de recolher” para esses migrantes forçados, a fim de garantir a “ordem”. Ele pertence à legenda ultranacionalista Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), que garante a maioria no Parlamento ao chanceler conservador Sebastian Kurz.   

Segundo Strache, os quartéis estão “subutilizados” e podem ser úteis para receber solicitantes de refúgio. “No passado já se discutiu a hipótese de instituir um horário limite para o retorno. É preciso ter ordem enquanto o procedimento de refúgio está em curso”, justificou.   

A proposta desatou uma onda de críticas contra o vice-chanceler, que não demorou muito para se retratar, dizendo ter sido “mal interpretado”. “Fizeram uma tempestade em copo d’água”, afirmou, acrescentando que a questão não está na pauta do governo.   

Nos últimos anos, a Áustria já ameaçou em diversas ocasiões instituir controles na fronteira com a Itália em Brennero por causa do intenso fluxo migratório. (ANSA)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias