Depois que li sobre Liz Gilbert e sua viagem de autoconhecimento para Itália, Índia e Indonésia em “Comer, Rezar e Amar”, me convenci de que viagens podem mesmo mudar as pessoas. Apesar de já acreditar em viagens de imersão muito antes deste livro, confesso que nunca fui da turma que diz ‘a melhor viagem é aquela para dentro de si mesmo’ e vou explicar o porquê. Viver é experimentar, caso contrário não estaríamos vivendo, mas apenas ocupando um espaço.

+ Confusão no Reino Unido sobre viagens ao exterior
+ 8 cachoeiras incríveis para ir de carro em SP e MG
+ 8 trilhas incríveis para fazer no Brasil

Viagem para dentro de nós mesmos não se faz dentro de casa, com crianças gritando, com barulho das buzinas do trânsito ou com os afazeres do dia na cabeça. Simplesmente não dá. Mas claro, também fica inviável largar tudo e investir em uma viagem sem data de retorno como Liz Gilbert fez. O que eu acredito é na junção das duas coisas: A viagem interna começa com um deslocamento do seu ambiente habitual para um lugar que seja de preferência para a natureza. E aí você pode escolher que tipo de experiência será essa.

É bem verdade que o autoconhecimento e espiritualidade estão voga, principalmente neste momento de surto pandêmico que passamos. Me parece que todo mundo de certa forma, quer mudar alguns valores e se conectar com sentimentos que realmente importam. E aí entram os spas, rituais e retiros de yoga, ashrams, templos e hotéis de relaxamento com tradições hinduístas, tibetanas ou budistas. Como ainda estamos em fase restrita de deslocamento, listei aqui alguns lugares bem interessantes e de fácil acesso, com esse propósito de moda do momento (que bom, diga-se de passagem!) “desconectar do mundo externo, para se conectar com você mesmo”.

  • Ponto de Luz – Centro de Realização do Ser. (Na Serra da Mantiqueira, a 169 km de SP)
                                     Fotos: Divulgação

A programação inclui iniciação ao reiki, i ching, terapia aquática, dança circular, entre outras e tudo acompanhado por terapeutas. Tarifas a partir de 360 reais.

  • Ashram – (Em Campos do Jordão, a 189 km de SP)

A atividade principal do Ashram é Bhakti-Yoga – yoga devocional, a ciência da alma. São práticas no Templo nas quais envolvem canto, dança e leitura de ‘escrituras sagradas.’ O centro ainda tem quirologia e alimentação lacto-vegetariana. Tarifas a partir de 250 reais.

  • Pousada Vrindavana  (Em Teresópolis, a 115 km do RJ)

No topo das montanhas da Serra dos Órgãos em Teresópolis, divide as experiências por pacote de 2 dias, como o spa holístico com quiropraxia, banhos aromáticos e massagens ayuveda. Pacotes com tarifas de 500 reais.

  • Unique Gardem – (Em Maiporã, a 57 km de SP)

O ganhador de vários títulos está próximo a uma área de preservação da Mata Atlântica, oferecem muito contato com a natureza através dos seus jardins, hortas e matas. Oferecem o pacote reconnect, com yoga, caminhadas, pirâmide de bambu, terapeutas e jantar dos sentidos. Diárias a partir de 1200 reais.

  • Templo Taikanji – ( Em Pedra Bela, a 110 km de SP)

O templo foi estabelecido pelo Monge Enjo em 2004 após retornar do seu período de treinamento monástico no Japão. Circundado por uma área de proteção ambiental, praticam agricultura orgânica de frutas e hortaliças, e possuem diversos tipos de retiros. Preço sob consulta.