Coluna: Flavia Vitorino

Flavia Vitorino é jornalista e turismóloga especialista em destinos e viagens de natureza. Diretora de conteúdo do aplicativo LYFX e agente de viagens pela GO Escape.

Viagem sem estresse: veja 10 plataformas que facilitam e transformam sua experiência

Imagem decorativa sobre viagem com destinos, malas, avião e passaportes
Foto: Divulgação

Ainda me pergunto se a verdadeira essência de viajar reside em evitar os contratempos ou em aprender a navegar por eles. Afinal, foram exatamente os imprevistos que se transformaram em histórias e bagagens de experiências lindas. No entanto, é inegável que vivemos em um ritmo cada vez mais enlouquecido, e o tempo se torna um recurso precioso, buscando sempre o “grand finale” da viagem de forma direta e descomplicada.

Além disso, há certos percalços que não agregam valor e merecem ser evitados, como filas intermináveis, falta de planejamento financeiro ou a negligência em garantir reservas antecipadas. Evitar esses entraves, longe de banalizar a experiência, pode potencializá-la, permitindo que o foco esteja onde realmente importa.

Mas antes de apresentar esses atalhos digitais e promessas de experiências impecáveis, te convido a refletir: analise muito bem a pressa versus vivenciar de forma profunda as experiências que aparecem pelo caminho.

  1. Clear Me (para fila de aeroporto)

Já imaginou passar pela inspeção de segurança de um aeroporto sem pegar fila? Pois acredite, isso é possível. A CLEAR, empresa já conhecida pelos serviços de filas rápidas nos aeroportos dos Estados Unidos, lançou o Reserve/Fila Virtual, um serviço gratuito oferecido para que passageiros de qualquer nacionalidade possam passar pela inspeção de segurança sem fila a partir da reserva em slots de horários (de 15 em 15 minutos).

Os aeroportos que decidem oferecer o serviço definem a quantidade de passageiros que poderão acomodar em cada horário e os passageiros fazem a reserva do seu lugar na fila pela internet. Consulte se seu destino já possui o serviço no site clearme.com

  1. Skiplagged (para passagens)

Utilizando brechas no sistema de preços das companhias aéreas, ele revela oportunidades de “hidden-city ticketing” que os buscadores tradicionais não detectam. Isso significa voar mais barato reservando um voo com escala, mas desembarcando no ponto de conexão como destino final. E não é só sobre voos – a plataforma também oferece ótimas promoções de hoteis.

  1. Tripit (para organizar)

O Tripit é um aplicativo de planejamento de viagem muito útil para turistas que buscam eficiência e praticidade na organização. Ele centraliza todas as informações de uma viagem, criando um itinerário intuitivo e fácil de acompanhar. Por exemplo, você pode adicionar reservas em hospedagens, confirmações de voos, informações sobre o destino etc., e ele organizará tudo para você em um espaço centralizado.

  1. Pocket Expense (gerenciar gastos)

Você consegue entender onde gasta mais e como economizar durante sua viagem. Muito útil para ter um controle de gastos diários e, justamente, não extrapolar durante a viagem.Dentro da tela overview no canto superior direito, existe uma opção onde você consegue extrair relatórios de seus gastos.

  1. Mobile Passport Control (para entrada nos EUA)

É um aplicativo oficial e gratuito desenvolvido pela U.S. Customs and Border Protection (CBP) que permite a viajantes elegíveis agilizar o processo de entrada nos Estados Unidos. Disponível para dispositivos iOS e Android, o aplicativo possibilita que os usuários enviem antecipadamente suas informações de passaporte, foto e declaração alfandegária por meio de seus smartphones ou tablets. O uso do MPC elimina a necessidade de preencher formulários de declaração em papel e pode reduzir significativamente o tempo de espera nas filas de inspeção, proporcionando uma experiência de entrada mais eficiente.

  1. Splitwise (para dividir a conta entre grupos)

Sabe quando você viaja com um grupo de amigos e na hora de dividir as contas fica aquela confusão? O Splitwise é o salvador da pátria e divide as despesas de maneira inteligente e automática, além de ser muito prático e intuitivo de usar. Basta adicionar um gasto do grupo no aplicativo, quem pagou a conta e as pessoas envolvidas neste gasto. A partir disso, ele já calcula automaticamente o valor que cada um deve pagar. No final da viagem, cada um fica sabendo de maneira simplificada e clara quanto devem pagar aos membros do grupo.

  1. ATM Fee Saver (saques)

O ATM Fee Saver é um app de viagem muito útil que te ajuda a saber a localização de caixas eletrônicos próximos a você no destino. O diferencial é que eles focam naqueles que não cobram taxas adicionais para saque, ajudando a economizar bastante na sua viagem.

  1. Culture Trip (para explorar o local )

Se o objetivo é viajar para um destino fora do comum e explorar lugares únicos, este aplicativo é uma boa pedida, no geral. O Culture Trip oferece mais de 200 destinos como recomendação, localizados em todo o mundo. O foco do app é tornar a viagem do usuário inesquecível, trazendo toda uma perspectiva local para a viagem cultural.

  1. Gymsurfing, OmFinder, Gympoints (para atividades físicas)

Esses aplicativos ajudam os viajantes a encontrar academias próximas, aulas de ioga e passes diários para atividades como artes marciais, pilates e muito mais.

  1. UnitConvert (conversor de medidas)

Converte diversas medidas que costumam ser diferentes de um país para o outro como: comprimento, peso, volume, temperatura, tempo, velocidade, sapatos, roupa, pressão. Assim, caso você deseje comprar algo em um país onde a medida é diferente e não esteja conseguindo, basta converter com o app que é gratuito e tornar a compra possível.