O piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio de Las Vegas na madrugada deste domingo (23), nos Estados Unidos, corrida em que os dois pilotos da McLaren foram desclassificados por irregularidades em seus carros.
Após a decisão dos comissários, o britânico Lando Norris, que depois do segundo lugar em Las Vegas chegou às duas últimas corridas com uma vantagem de 30 pontos sobre seu companheiro de equipe Oscar Piastri e 42 sobre Verstappen, viu sua margem reduzida para 24 pontos sobre seus dois rivais, com um máximo de 58 pontos ainda em disputa.
Apesar da punição, Norris pode garantir o título mundial na próxima semana, no Catar, se terminar o fim de semana com dois pontos a mais que Verstappen e Piastri. Caso contrário, tudo será decidido em Abu Dhabi, no início de dezembro.
Em um comunicado, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) explicou que, após a corrida, “os comissários constataram que o desgaste das pastilhas de freio traseiras de ambas as McLarens MCL39 estava abaixo da espessura mínima de 9 mm” e, portanto, os dois pilotos foram desclassificados.
– “Infração não intencional” –
A entidade máxima do automobilismo mundial declarou que “a infração foi não intencional e não houve tentativa deliberada de burlar o regulamento” por parte da McLaren.
“Pedimos desculpas a Lando e Oscar pela perda de pontos hoje, em um momento crucial do campeonato, após duas ótimas performances de ambos os pilotos ao longo do fim de semana”, disse o chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, em um comunicado.
Stella explicou que os dois carros sofreram “níveis inesperados e elevados de oscilação (quiques em alta velocidade)” e que a equipe está investigando “as razões para esse comportamento do carro”, enfatizando que “como a FIA apontou, a infração foi não intencional”.
O grande beneficiado com a desclassificação das McLarens é Verstappen, que agora vê suas chances de conquistar o quinto título consecutivo renovadas após esta vitória em Las Vegas, em que terminou com uma confortável vantagem de 20,741 segundos sobre Norris.
– “Agressivo demais” –
A corrida começou mal para Norris logo na primeira curva, quando ele deixou escapar a pole position.
O piloto da McLaren freou tarde demais e permitiu que Verstappen e George Russell, da Mercedes, o ultrapassassem.
Norris então ultrapassou seu compatriota Russell, que terminou em terceiro, mas não conseguiu encontrar uma maneira de alcançar Verstappen sob as luzes de néon da famosa Las Vegas Strip, avenida que concentra os principais hotéis e cassinos da cidade.
“Cometi o erro na primeira curva”, disse o britânico. “É preciso ser agressivo na primeira curva, mas eu fui agressivo demais e paguei o preço”.
Piastri, por sua vez, continua a ter dificuldades, tendo sido superado por seu companheiro de equipe pelo sétimo fim de semana consecutivo, e viu suas esperanças de título escaparem quase de forma definitiva.
– Sexta vitória de Verstappen –
Na última corrida, o GP de São Paulo, o tetracampeão mundial havia descartado publicamente qualquer chance de conquistar outro título este ano.
Nas duas noites anteriores, o holandês havia sido superado nos treinos livres e na classificação pelas McLarens, que se adaptaram melhor às condições de pista fria e molhada.
No sábado, com a chuva finalmente dando uma trégua no deserto de Nevada, Verstappen mostrou seu talento na pista seca, começando pela ultrapassagem inicial, onde resistiu à tentativa de Norris e o bloqueou.
O tetracampeão mundial manteve a liderança pelas 50 voltas restantes, garantindo sua sexta vitória na temporada e a 69ª da carreira.
– Bortoleto abandona –
O piloto brasileiro da Sauber, Gabriel Bortoleto, viveu mais um GP para ser esquecido e com um roteiro parecido. Ele foi considerado responsável por uma colisão na primeira volta com o canadense Lance Stroll e recebeu uma penalização de cinco posições no grid para a corrida do Catar no próximo fim de semana.
O jovem paulista de 21 anos já havia abandonado o último GP, o do Brasil, há duas semanas. Na ocasião ele bateu no muro após se chocar também com Stroll numa tentativa de ultrapassagem.
Inúmeras celebridades compareceram a esta terceira edição do Grande Prêmio de Las Vegas, onde a Fórmula 1 esteve ausente por quatro décadas até seu retorno em 2023.
Estrelas da música como Beyoncé e Jay-Z, e astros do cinema como Ben Affleck, Catherine Zeta-Jones, Michael Douglas e Al Pacino, estavam entre os presentes neste evento que celebra um esporte cuja popularidade disparou nos Estados Unidos nos últimos anos.
— Resultados do GP de Las Vegas de F1:
1. Max Verstappen (HOL/Red Bull) os 309,958 km em 1h 21:08.429
2. George Russell (GBR/Mercedes) a 23.546
3. Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes) 30.488
4. Charles Leclerc (MON/Ferrari) 30.678
5. Carlos Sainz Jr (ESP/Williams-Mercedes) 34.924
6. Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls-Red Bull) 45.257
7. Nico Hülkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 51.134
8. Lewis Hamilton (GBR/Ferrari) 59.369
9. Estéban Ocon (FRA/Haas-Ferrari) 1:00.635
10. Oliver Bearman (GBR/Haas-Ferrari) 1:10.549
11. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes) 1:25.308
12. Yuki Tsunoda (JPN/Red Bull) 1:26.974
13. Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault) 1:31.702
14. Liam Lawson (NZL/Racing Bulls-Red Bull) a 1 volta
15. Franco Colapinto (ARG/Alpine-Renault) a 1 volta
Os demais pilotos não concluíram a prova
Abandonos:
Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes): acidente na 1ª volta
Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber): problema mecânico na 3ª volta
Alexander Albon (TAI/Williams): problema mecânico na 36ª volta
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes): desclassificado
Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes): desclassificado
– Mundial de pilotos:
1. Lando Norris (GBR) 390 pontos
2. Oscar Piastri (AUS) 366
3. Max Verstappen (HOL) 366
4. George Russell (GBR) 294
5. Charles Leclerc (MON) 226
6. Lewis Hamilton (GBR) 152
7. Andrea Kimi Antonelli (ITA) 137
8. Alexander Albon (THA) 73
9. Isack Hadjar (FRA) 51
10. Nico Hülkenberg (ALE) 49
11. Carlos Sainz Jr (ESP) 48
12. Oliver Bearman (GBR) 41
13. Fernando Alonso (ESP) 40
14. Liam Lawson (NZL) 36
15. Estéban Ocon (FRA) 32
16. Lance Stroll (CAN) 32
17. Yuki Tsunoda (JPN) 28
18. Pierre Gasly (FRA) 22
19. Gabriel Bortoleto (BRA) 19
20. Franco Colapinto (ARG) 0
21. Jack Doohan (AUS) 0
– Mundial de construtores:
1. McLaren-Mercedes 756 pontos – CAMPEÃ –
2. Mercedes 431
3. Red Bull 391
4. Ferrari 378
5. Williams-Mercedes 121
6. Racing Bulls-Red Bull 90
7. Haas-Ferrari 73
8. Aston Martin-Mercedes 72
9. Sauber-Ferrari 68
10. Alpine-Renault 22
bds/gbv/raa/aam