ROMA, 23 NOV (ANSA) – Em uma noite dramática, Max Verstappen, da Red Bull, conquistou a vitória no Grande Prêmio de Fórmula 1 de Las Vegas, nos Estados Unidos, e se aproximou ainda mais do título após os dois carros da McLaren, de Lando Norris e Oscar Piastri, serem desclassificados.
A decisão da FIA, motivada pelo excesso de desgaste da prancha que limita a altura dos carros, mudou completamente o resultado da corrida e deixou o holandês empatado com Piastri, com 366 pontos, a apenas 24 pontos de Norris, o líder da classificação.
Com mais duas corridas para acontecer – GPs do Catar e de Abu Dhabi – e 58 pontos em disputa, a briga pelo título fica completamente aberta.
Verstappen dominou do início ao fim, marcando também a volta mais rápida da prova. Depois da desclassificação da McLaren, George Russell, da Mercedes, subiu para a segunda posição, enquanto Kimi Antonelli completou o pódio após uma recuperação impressionante da 17ª posição, apesar de penalidades.
Charles Leclerc, da Ferrari, saiu do sexto para o quarto lugar nos resultados ajustados, enquanto Lewis Hamilton subiu da 10ª posição para a 8ª.
Após a corrida, Verstappen afirmou que a vitória renova suas esperanças no título e prometeu atacar no GP do Catar, que acontece na próxima semana. Leclerc, por sua vez, destacou o esforço máximo da equipe, apesar do resultado aquém do esperado.
Resultado do GP de Las Vegas: 1º Max Verstappen (Red Bull) 2º George Russell (Mercedes) 3º Kimi Antonelli (Mercedes) 4º Charles Leclerc (Ferrari) 5º Carlos Sainz (Williams) 6º Isack Hadjar (Racing Bulls) 7º Nico Hulkenberg (Sauber) 8º Lewis Hamilton (Ferrari) 9º Esteban Ocon (Haas) 10º Ollie Bearman (Haas) 11º Fernando Alonso (Aston Martin) 12º Yuki Tsunoda (Red Bull) 13º Pierre Gasly (Alpine) 14º Liam Lawson (Racing Bulls) 15º Franco Colapinto (Alpine) Abandonaram: Alex Albon Gabriel Bortoleto Lance Stroll Desclassificados: Lando Norris Oscar Piastri (ANSA).