SÃO PAULO, 12 DEZ (ANSA) – O holandês Max Verstappen, da Red Bull, quebrou a hegemonia da Mercedes e conquistou neste sábado (12) a pole position no Grande Prêmio de Abu Dhabi de F1, o último do ano.
O jovem de 23 anos marcou 1m35s246 e superou os dois pilotos da equipe alemã: Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, que ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.
Essa é a terceira pole position na carreira de Verstappen, que compete na Fórmula 1 desde 2015. Além disso, será apenas a segunda vez na temporada que um carro da Mercedes não larga na frente – a outra foi com Lance Stroll, que usa unidade de potência da marca alemã em sua Racing Point.
Verstappen está 16 pontos atrás de Bottas na classificação e ainda tem chances de conquistar o vice-campeonato.
Lando Norris (McLaren), Alexander Albon (Red Bull), Carlos Sainz (McLaren), Daniil Kvyat (AlphaTauri), Stroll, Charles Leclerc (Ferrari) e Pierre Gasly (AlphaTauri) completam o top 10.
O monegasco, no entanto, perderá três posições no grid devido ao acidente com Sergio Pérez (Racing Point) na semana passada, e Esteban Ocon (Renault) herdará sua posição entre os 10 primeiros.
Já o brasileiro Pietro Fittipaldi, que corre na Haas neste fim de temporada devido ao acidente de Romain Grosjean no Bahrein, fez o 19º tempo, mas largará em 17º devido a punições contra seu companheiro, Kevin Magnussen, e Pérez, que trocaram componentes de seus carros. (ANSA).