Verstappen garante que final polêmico do GP de Abu Dhabi não manchou sua vitória

Coroado campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez em sua carreira no domingo, o holandês Max Verstappen disse nesta segunda-feira que a polêmica em torno do fim do Grande Prêmio de Abu Dhabi não manchou sua vitória “de forma alguma”.

“Não. De jeito nenhum. Claro que estou muito feliz por ter vencido”, disse Verstappen à imprensa depois de ser questionado se a polêmica que surgiu no final da competição teria diminuído a festa do holandês.

“Foi uma temporada louca em geral e ninguém poderia tê-la escrito, mesmo esta última corrida ainda mais louca. Isso resume bem toda a temporada”, continuou o piloto da Red Bull.

Segundo durante toda a corrida atrás do inglês Lewis Hamilton da Mercedes, Verstappen esperou até a última volta, após a intervenção de um safety car, para ultrapassar o britânico e conquistar seu primeiro título.

A Mercedes recorreu devido a essa manobra. Os comissários da corrida rejeitaram o recurso, mas a equipe anunciou que apelará da decisão. Tem até quinta-feira para apresentar seu recurso.

Em nenhum momento da corrida Verstappen se mostrou como possível vencedor do campeonato.

Embora fosse improvável a dez voltas do fim, o holandês conquistou o título na última volta e no último Grande Prêmio: “Claro, na última volta, depois da curva 9. Eu disse a mim mesmo ‘ok, é isso'”.

Na curva 5 do circuito de Abu Dhabi, Verstappen ultrapassou Hamilton com pneus mais macios que os do inglês. A partir desse momento, ele se defendeu da última tentativa do piloto da Mercedes na curva 9, antes da linha de chegada.

Naquele momento, Verstappen pensou em “todos os sacrifícios” feitos: “Tudo isso está sendo construído há vários anos, é um verdadeiro trabalho em equipe; demorou um pouco, mas aqui estamos”, disse o holandês, que chegou à F1 aos 17 anos em 2015 e venceu seu primeiro Grande Prêmio um ano depois com a Red Bull.

Parabenizado por Hamilton no pódio, Verstappen indicou que agradeceu seu adversário por esta temporada impressionante, com apenas oito pontos de diferença no final.

“Acho que a derrota é um pouco diferente para ele (Hamilton) porque ele já venceu sete vezes. E eu nunca ganhei. Quero dizer, provavelmente é doloroso, mas ele sempre terá seus sete títulos”, concluiu Verstappen.

ole/lrb/rsc/psr/aam